Soyama Brasileiro

Conheça a Dra. Soyama Brasileiro.

O resultado do meu trabalho é ver uma mãe feliz, sorrindo, e sem sofrer.

Soyama Brasileiro
Soyama Brasileiro
Seu Bebê Feliz

Soyama Brasileiro, pioneira em aleitamento materno e cuidados com recém nascidos, atua em Brasília há 16 anos realizando encontro com casais gestantes, onde fala sobre aleitamento materno, pré-natal, cuidados com o bebê, entre outros assuntos, Soyama viu sua vida mudar completamente quando cursou enfermagem na Universidade Federal da Paraíba. Nascida em uma família de médicos, viu na medicina a forma de ajudar as pessoas. Mas foi aos 16 anos que percebeu que seu dom era na área de enfermagem, pois sabia que além do conhecimento científico, precisava aprender a lida com o ser humano. “Na época, recebi convites para transferir para a medicina, mas recusei e decidi seguir minha vocação”.

Sua história com a gestação veio logo em seguida. Voltou para Brasília e, estimulada pelas amigas, estudou e entrou para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde trabalhou em uma unidade básica como gerente de enfermagem. Nessa mesma unidade de saúde, devido à carência no setor de gestante, resolveu estudar e especializar na área e assumir o posto de pré-natal. E assim surgiram os primeiros contatos com as mamães, papais e bebês. “De lá para cá, eu jamais abandonei a área e a cada dia fui me apaixonando mais por esse universo incrível”.

Em 1994, percebeu a necessidade de se especializar na área; por isso, fez vários cursos, inclusive em aleitamento materno. Em seguida, foi transferida para o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), onde era responsável pela clínica médica e, alguns anos depois assumiu o comando da clínica ginecológica obstétrica. Ainda no hospital, recebeu o Prêmio Amigo da Criança, concedido pela sua participação na comissão de aleitamento materno.

O reconhecimento do seu trabalho também veio por parte dos seus colegas de profissão. Foi convidada por três médicos para ser Consultora Domiciliar em Aleitamento. Após aceitar o desafio, viu sua carreira decolar: foi convidada pela Secretaria da Saúde para ser Coordenadora dos Bancos de Leite Humano do DF (de 2005 a 2008), foi Tutora da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, avaliadora do Hospital Amigo da Criança do Brasil e facilitadora das Montagens de Salas de Apoio à Amamentação nas Empresas do Brasil, também do Ministério da Saúde. Em muitas ocasiões, devido aos títulos adquiridos, também foi convidada a palestrar pelo Governo.

No fim, Soyama se tornou Coordenadora de Aleitamento do Distrito Federal, aonde trabalhou na queda do desmame precoce. Foi assim que ajudou Brasília a se tornar referência na promoção, apoio e incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Nessa época, recebeu representantes de outros países, como Suécia e Países da rede Ibero-Americana, para conhecer o nosso programa. “Eu me orgulho muito de ter ajudado a criar e coordenar esse programa que ganhou o prêmio BIBI VOGUEL – Promoção do Aleitamento Materno”.

Hoje, continua prestando consultoria pré e pós-parto, em consultórios privados e domicílios, onde trabalha o lado físico e emocional dos seus pacientes. Já atendeu pessoas comuns e personalidades públicas em todo o Brasil e possui, ainda, pacientes fora do Brasil. Sua satisfação em ajudar mães ao redor dos continentes é, simplesmente, pelo fato de se sentir realizada com a felicidade do próximo em cuidar do seu filho de maneira correta – uma vez que a especialista é mãe e já teve dificuldades em amamentar. “O resultado do meu trabalho é ver uma mãe feliz, sorrindo, e sem sofrer.”

Especialidades e experiências: Gerenciamento em Unidades Básicas de Saúde; Saúde Perinatal; Coordenadora do NBLH/HRAN; Coordenadora da IHAC/HRAN; Avaliadora Nacional da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; tutora e Facilitadora da Estratégia Amamenta Alimenta/MS; Facilitadora da MTA/DF/MS; membro do rede IBFAN Brasil e da ABPBLH/ Brasil; consultora em aleitamento materno domiciliar de Brasília/DF; Enfermeira da clinica CEMEFE dando promoção e apoio a amamentação; Enfermeira da Clínica Aquarela-promoção e apoio a amamentação.

Cursos nos últimos dois anos: Avaliadora Nacional da IHAC; Curso de Aconselhamento em Amamentação; Curso para avaliadora nacional da IHAC; Curso da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de alimentos para lactentes; bicos, chupetas e mamadeiras); Encontro Nacional de Bancos de Leite Humano/BH; III Encontro Distrital da Saúde da Criança; Encontro Nacional de Aleitamento Materno/Manaus. Cursos e palestras ministrados nos últimos dois anos: Iniciativa Hospital Amigo da Criança;/MS; Oficina da Mulher Trabalhadora que Amamenta/MS; Estratégia amamenta alimenta Brasil/MS; Encontro sobre aleitamento, banho e cuidados com o bebê para casais gestantes e familiares.