Amamentação
Os benefícios da amamentação materna.
24 de novembro de 2014
0
benefícios amamentação materna

Quase todo mundo já sabe que o leite materno faz muito bem para os recém nascidos, mas muitas mães não sabem quais são os reais benefícios do aleitamento materno.

Muitas dessas mães, por não conhecerem esses reais benefícios, tanto para o bebê, quanto para elas próprias, já nas primeiras dificuldades (que podem vir a aparecer), desistem e param de amamentar cedo demais, prejudicando o desenvolvimento da saúde de seus filhos.

Pensando nisso, eu pesquisei e resolvi esclarecer os benefícios nesse artigo, com o intuito de inspirar e motivar as mães a superarem as possíveis dificuldades e entenderem a importância da amamentação materna.

 

Esses são os principais benefícios da amamentação materna:

 

  • O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado para os bebês, contêm todos nutrientes e sais minerais que a criança precisa até os 6 meses de idade;
  • É um alimento de fácil digestão, e não prova cólicas na criança;
  • Fortalece o sistema imunológico e previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten e doenças crônicas;
  • No leite materno, encontramos a molécula chamada PSTI que protege e repara o intestino delicado dos recém-nascidos;
  • O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas;
  • A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;
  • Amamentar por mais de 6 meses faz bem à saúde mental da infância à adolescência. Segundo estudo coordenado pela Universidade do Oeste da Austrália, substâncias presentes no leite (como a leptina) ajudam a combater o estresse. O contato e o vínculo entre mãe e filho promovido pelo aleitamento também têm um efeito positivo no desenvolvimento psicológico da criança.
  • Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, que a mãe sofra de anemia;
  • Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário;
  • Estudo publicado na American Journal of Obstetrics revela que a amamentação reduz o risco de a mulher desenvolver síndrome metabólica (doenças cardíacas e diabetes) após a gravidez, inclusive para aquela que teve diabetes gestacional;
  • A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia;
  • Protege a mãe contra doenças cardiovasculares, segundo estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Para a pesquisa, foram analisadas 140 mil mulheres no período pós-menopausa, ou seja, com média de 63 anos, e o resultado mostrou que aquelas que amamentaram por mais de um ano tiveram 10% menos risco de sofrer com essas doenças, se comparado com aquelas que nunca amamentaram.
  • Outro ótimo benefício da amamentação é a conveniência, durante os seis primeiros meses de vida da criança, ela não precisa de nenhum outro alimento. Dessa forma, a você não terá nada para lavar, esterilizar, preparar e carregar. É só dar o peito, que a natureza entrega o alimento prontinho para o bebê.

Como você viu, você tem motivos de sobra para praticar o aleitamento materno com seu filho.

Se você é pai, avô, avó, tio, enfim… se está lendo esse artigo porque se preocupa o desenvolvimento saudável de alguma criança, recomende esse artigo para que a mãe dessa criança veja como é importante, superar qualquer empecilho que esteja surgindo e amamente seu filho, no mínimo, até os seis primeiros de meses de vida da criança.

Aguarde…

Em breve, vou publicar outro artigo, falando sobre os problemas que a maioria das mães enfrentam no aleitamento materno. Nesse artigo eu vou tirar dúvidas e ensinar técnicas que vão ajudar na grande maioria dos casos.

Se você é quer receber esse artigo, cadastre seu e-mail no topo ou no rodapé deste blog.

Dê vida a esse blog. Comente!

Sobre a Autora

Soyama Brasileiro

Enfermeira e técnica-responsável pelo Banco de Leite do Hospital Regional da Asa Norte de Brasília (HRAN), conhecida como a Fadinha do Leite.

Há 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>